Saltar para o conteúdo principal

Evento de apresentação do projecto do IPO em Lisboa

Evento de apresentação do projecto do IPO em Lisboa

Geoterme

maio 2026

No passado dia 26 de maio, durante a visita ao IPO de Lisboa, pudemos conhecer de perto um projeto que é um claro exemplo do impacto da colaboração no setor da eficiência energética hospitalar.

No passado dia 26 de maio, durante a visita ao IPO de Lisboa, pudemos conhecer de perto um projeto que é um claro exemplo do impacto da colaboração no setor da eficiência energética hospitalar.

ipo-geoterme-maio-1.jpg

Neste projeto, Geoterme, Grundfos e Carrier desenvolveram conjuntamente uma solução integrada, capaz de responder às exigências operacionais do hospital e aos objetivos de eficiência energética e descarbonização.

Na prática, coube à Geoterme garantir que tudo funciona como um só sistema — através de um SACE de elevada eficiência, com medição, regulação e controlo integrados numa plataforma de supervisão centralizada. É aqui que a eficiência deixa de ser teoria.

ipo-geoterme-maio-2.jpg

Este trabalho só foi possível graças à forte colaboração entre todos os intervenientes, nomeadamente a ACET (projetista), a Electrocabos (empresa instaladora), o IPO, bem como todos os parceiros tecnológicos envolvidos, que trabalharam de forma totalmente alinhada para responder às exigências de uma infraestrutura crítica como esta.

ipo-geoterme-maio-3.jpg

O resultado é uma infraestrutura mais eficiente, sustentável e preparada para o futuro, com reduções de 60 % no consumo de energia primária e de 67,5 % nas emissões de CO₂.

Pesquisar